Opinião Sobre o Ensino a Distância

Ensino a DistanciaSe você está lendo este artigo certamente muitas vezes se perguntou se vale realmente a pena enveredar pelo ensino a distância. Com a vida corrida que a maioria das pessoas tem, a falta de tempo é algo que muitas vezes não conseguimos administrar. Os compromissos sociais, trabalho, laser, tempo dedicado a família, entre outras coisas, sempre faz com que o seu dia precise de mais algumas horas para poder finalmente realizar os seus sonhos acadêmicos.

Haverá sempre quem lhe irá dizer bem e mal do ensino a distância, mas no final das contas quem tem que decidir é você, e de preferência com base em dados sólidos que possam formar a sua própria opinião.

Neste site irá encontrar muita informação para lhe ajudar a formar a sua opinião e finalmente decidir se avança ou não para um curso a distância.

É importante levar em consideração o curso em questão. Muitas licenciaturas têm certa “vocação” para poderem ser estudadas a distância. Já outras necessitam de uma abordagem mais convencional, onde a presença do aluno em sala de aula é fundamental.

Imagine se você quer ser engenheiro e está a procura de um curso superior a distância que atenda as suas expectativas. Certamente vai ser muito difícil pois um curso de Engenharia requer muitas horas de aulas em laboratórios fazendo experimentos, atividades essas que não são possíveis fazer pela internet ou muito menos em casa.

É claro que algumas cadeiras sempre poderiam ser administradas sem a presença do aluno na sala de aula, mas somente aquelas mais teóricas.

Cursos como a já mencionada Engenharia ou Medicina, Odontologia, é de comum acordo que não cabem em um programa de ensino a distância devido a sua metodologia e complexidade. Já outros cursos se enquadram bem nesse modelo.

Carreiras ligadas a administração, direito, marketing, economia, recursos humanos, letras por exemplo são cursos que têm mais vocação para serem administrados a distância pois há muitas aulas teóricas que certamente podem ser realizadas por computador ou com material impresso. O importante é sem dúvida a dedicação que o aluno disponibiliza ao curso em questão.

 

Conclusão

Muitos profissionais bem estabelecidos no mercado de trabalho têm opiniões favoráveis a graduação a distância, quando esta é a única maneira que a pessoa tem de poder cursar uma faculdade ou mesmo um MBA. Evidentemente que o ensino tradicional presencial terá sempre o seu valor pois há um maior compromisso pessoal do aluno querer estudar, pois está no ambiente adequado para tal. No ensino não presencial, se a pessoa não tiver muito bem focada nos seus objetivos ou se não tiver a auto-motivação necessária para estudar sozinha, poderá não obter os melhores resultados e portanto fracassar. Tirar um curso superior a distância vale a pena, mas lembre-se que a dedicação poderá ser talvez ainda maior do que estudar de forma convencional.

O que é fundamental aqui dizer é que tanto os alunos como as autoridades de educação e especialistas na matéria devem ficar bem atentos para poderem avaliar a qualidade do ensino a distância, pois será bom para todos se os cursos não presenciais tiverem a qualidade e o rigor necessários para poderem formar bons profissionais para o mercado.

Like it.? Share it:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>